Você tem pensamentos negativos sobre sua carreira?

Esta semana li um artigo da Revista Brasileira de Orientação Profissional muito interessante. O estudo foi realizado em uma amostra de 848 participantes com idade entre 18 e 25 anos e eu aconselho muito a leitura do artigo (deixarei as referências ao fim deste artigo). Foi utilizado um questionário para aquisição dos dados dos participantes e estes dados foram processados e analisados com base em uma escala denominada Escala de Pensamentos Negativos de Carreira (EPNC), elaborada pelos autores e o foco do estudo era validar uma medida para o construto “pensamentos negativos de carreira” através desta escala.

Mas vamos ao que interessa: Como os pensamentos negativos influenciam nossos resultados?

Bom, basicamente, segundo o artigo, os pensamentos negativos sobre a carreira estão associados a estados emocionais negativos como ansiedade e tristeza. É natural que ao longo de sua jornada profissional o indivíduo tenha que fazer várias escolhas e são nesses momentos de decisão que ele experiencia a ansiedade. O medo de falhar pode levar a um estado emocional de ansiedade que irá certamente atrapalhar seu desempenho profissional ou mesmo a sua preparação para o mercado.

E não apenas a necessidade de tomada de decisão pode nos influenciar. Os fracassos podem ser vistos com tristeza e angústia, gerando ainda mais medo de errar, o que prejudica ainda mais o seu estado emocional.

Uma pessoa com esses sintomas de ansiedade e tristeza olha para sua possível jornada e para o mercado com pessimismo. Seu mindset é autodestrutivo e o guiará para um caminho de procrastinação, culpa e fulga. Esse estado apenas irá gerar ainda mais resultados negativos, realimentando esse mindset e reforçando o estado negativo. Esta pessoa terá problemas em se motivar e poderá questionar até mesmo a sua atual escolha profissional. Obviamente este indivíduo irá colher resultados péssimos durante o desenvolvimento de sua carreira.

Mas como sair desse estado autodestrutivo e melhorar seus resultados?

A resposta está no mindset. Existe um ciclo neste cenário, onde o indivíduo responde aos seus resultados negativos e entra em um estado emocional também negativo que trará ainda mais resultados negativos e assim por diante.

Uma forma de se quebrar este ciclo é questionar a própria crença neste cenário. Por exemplo: normalmente quem está enfrentando este estado emocional não acredita nas próprias habilidades para resolver os desafios profissionais. Esta pessoa pode se perguntar: “Existe alguma atividade, qualquer atividade, que eu desempenhe com qualidade e confiança? ” E com pequenas lembranças ela pode se perguntar: “Se eu consigo fazer certas coisas com qualidade, então é possível fazer outras também? ” E assim a visão sobre as próprias habilidades e realizações vai mudando. Todos temos habilidades e talentos. Ainda melhor do que isso, todos temos a capacidade de aprender e evoluir!

Mantenha sua visão otimista apesar dos resultados e questione a si mesmo: “Qual o significado do fracasso pra mim? ”

Questione-se também: “Como eu tenho encarado os “problemas” na minha vida? O que eles significam pra mim? ”

Abordarei estes temas em outros artigos. Lembre-se de limpar as lentes através das quais você vê o mundo e todas as situações de sua vida e prepare-se para muito trabalho e ótimos fracassos no seu caminho para o sucesso.

Referências

SILVA, M. Z.; DE ANDRADE, A. L. Avaliando pensamentos negativos sobre a carreira: O desenvolvimento de uma medida (EPNC). Revista Brasileira de Orientacao Profissional, v. 17, n. 2, p. 175–187, 2016. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_issues&pid=1679-3390&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 21 set. 2017.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.