Por que é tão difícil escolher uma profissão?

Esta é a primeira dúvida que pode surgir, mas não unicamente para o jovem que escolhe. Pode ser difícil para os pais entenderem a dificuldade do jovem no momento da escolha, principalmente por se tratar de gerações diferentes, com opções e anseios diferentes.

A resposta para essa pergunta envolve duas questões conhecidas.

A primeira é a angústia inerente a qualquer outro tipo de escolha. Escolher para muitos significa perder e eu explico. Nos últimos tempos, com os avanços tecnológicos e mudanças nas interações comerciais, muitas profissões surgiram e têm pouco tempo de existência. Com tantas opções e, principalmente, com tantas novas opções para escolher, a sensação que o jovem tem, ao decidir por uma única, é que está perdendo todas as outras. Fica fácil de perceber que muitas vezes não se abre mão de apenas uma opção, mas de várias. Assim a sensação de perda aumenta e com ela vem a segunda questão: o medo de errar.

A escolha profissional costuma ter uma importância significativa na vida de qualquer pessoa. Para muitos é a primeira grande escolha que devem fazer. Muitos jovens acreditam que é uma decisão definitiva, sem volta, com consequências irreparáveis, quando na verdade é apenas mais um passo na vida. Claro que acertar ajuda a poupar tempo e dinheiro, mas é preciso entender que o ser humano muda ao longo de sua existência e sua carreira pode ou não sofrer influência dessa mudança contínua. Quando o jovem não compreende esse fato, aumenta-se ainda mais o medo de errar na escolha.

O segredo para não sofrer com tamanha angústia e medo de errar é fazer uma escolha mais consciente. Conhecer a si mesmo, seus gostos, seus pontos fortes e fracos, fazer muita pesquisa sobre os cursos, profissões e ocupações com certeza ajudará demais durante a fase de escolha. Conhecendo todos estes elementos, você poderá entender melhor os prós e contras em cada possibilidade, poderá eliminar mais opções e terá mais facilidade para conversar sobre o assunto com sua família, que é muito importante neste momento.

Para complementar esta dica, recomendo que baixe meu ebook gratuito onde falo dos 5 erros mais comuns durante a escolha vocacional e dou 5 dicas para evitar esses erros.