Jovens têm mesmo projetos para o futuro?

Hoje venho trazer um artigo de autoria de Elenara Farias Lazzaroto da Costa e sua orientadora Ana Cristina Garcia Dias. O título é “Projetos futuros de estudantes do ensino médio de escola pública” e foi utilizado o Jogo de Sentenças Incompletas para avaliar os objetivos futuros dos jovens participantes, que tinham de 13 a 19 anos.

Na discussão de seus resultados, foram abordadas quatro sentenças: “meus planos para o futuro”, “após a escolha, eu desejo”, “eu não gostaria de” e “ao pensar no futuro eu”. Os jovens deveriam completar essas sentenças com seus objetivos, desejos e sentimentos em relação ao futuro.

Parte da conclusão da autora é que o principal objetivo dos jovens é continuar os estudos, concluindo o ensino médio e ingressando em um curso de ensino superior. Trabalhar também foi apontado como um dos principais objetivos dos adolescentes. Ela discute ainda que os jovens se preocuparam com sua independência financeira e sucesso profissional.

Como resposta à algumas sentenças, foram identificados também alguns sentimentos positivos em relação ao futuro, mas também negativos como medo e insegurança. O medo de fracassar frente à escolha, principalmente a escolha profissional, foi mencionado pela autora, que citou também a resposta categorizada como não sei. Esta categoria foi pouco mencionada, podendo-se dizer que os jovens possuem alguma definição em seus planos, mas ela ressalta que isso não quer dizer que esses adolescentes não vivenciaram ou vivenciam momentos de incerteza, como expressos na categoria sentimentos negativos.

Com estas informações eu não consigo deixar de pensar no papel dos pais e da escola neste momento da vida desses jovens. A grande maioria deles já tem alguma ideia do que gostaria de fazer e qual caminho seguir. Mas sem o apoio e a devida orientação, eles ficam sujeitos à angústia e ao medo que uma escolha profissional pode trazer. Devemos lembrar que este é o momento ideal para a reflexão do jovem sobre sua identidade, suas competências, seus sonhos e seu papel na sociedade.

E você, jovem, deve sim buscar refletir e aprender cada vez mais sobre si mesmo. Não deve encarar isso com tensão, mas ver neste momento uma oportunidade de crescimento real, de amadurecimento natural. Existe muita coisa boa nessa jornada e a escolha tem que ser uma dessas coisas incríveis da vida. Você com certeza se lembrará dessa fase com carinho e apenas no futuro, após viver o que tem de ser vivido, irá aprender o que precisa ser aprendido.

Busque perguntar a si mesmo sobre seus sonhos para o futuro. Converse bastante com quem você verdadeiramente admira. Mantenha-se próximo das pessoas que te fazem se sentir confiante e animado. Fuja de quem só fala de dificuldades, barreiras e nunca de lutar para vencê-las. Seja hoje a pessoa que você tanto admira e sonha em se tornar amanhã.

DA COSTA, E. F. L. PROJETOS DE VIDA E ESCOLHA PROFISSIONAL: DILEMAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Disponível em: <http://repositorio.ufsm.br/handle/1/10356>. Acesso em: 5 out. 2017.